Translate (Tradutor)

Devemos Guardar o Sábado?



Praticado no judaísmo, a cerimônia de guarda do sábado é proposta pela religião por várias ordenanças como não acender fogo, não trabalhar, etc. Mas iremos analisar de acordo com as Escrituras Sagradas o que realmente é "guardar" o sábado. A passagem a qual se baseiam é esta:

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." 
Êxodo 20:8-11

A palavra "sábado" vem de Shabat (do hebraico שבת, shabāt; shabos ou shabes na pronúncia asquenazita), também grafado como sabá ou sabat, seu real significado é "descanso" ou "inatividade". Já a palavra "santificar" significa "separar, substituindo as duas palavras o texto fica da seguinte maneira:

"Lembra-te do dia do DESCANSO, para o SEPARAR.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o DESCANSO do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do DESCANSO, e o SEPAROU." 
Êxodo 20:8-11

Nessa simples adaptação já fica bem simples de entender o que a religião nos confundiu. O sábado é um presente de Deus para que o ser humano não fosse escravizado por seus senhores (empresários). Deus sabia que caso não houvesse esse mandamento o homem colocaria em jugo de escravidão constante durante todos os dias da semana gerando mortes e sofrimento como ocorreu no Egito. Graças ao mandamento temos na nossa Constituição Federal no Art. 7 inciso XV a previsão de um repouso semanal obrigatório.

Um dos argumentos utilizado é que o mandamento é apenas para os israelitas, vejamos a seguinte passagem:

"E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança," Isaías 56:6

Perceba que na passagem está bem claro que o mandamento também é para os estrangeiros que desejam servir ao senhor. Outra passagem que deixa claro que os discípulos de Jesus davam ordenanças da lei aos gentios é esta:

"Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas." 
Atos 15:19-21

Não digo que não se pode comer carne, mas o texto é bem claro ao demonstrar que os discípulos de Jesus ensinavam a lei. Outro argumento é que o pastor dos gentios é Paulo e não os 12 discípulos, outra mentira que Paulo, infelizmente, nos fala. Vejamos a passagem:

"E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem." Atos 15:7

Jesus deixou bem claro várias vezes que não veio revogar a lei:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:17,18

"E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe." Lucas 18:18-20

O que tudo isso significa?

1 - É ERRADO dizer que a lei passou, ou era difícil demais, ou desdenhar dela.
2 - Caso sejamos empregadores DEVEMOS deixar nossos empregados DESCANSAREM um dia na semana e assim nossos trabalhos darão mais lucro. Da mesma forma como empregados ou estudantes temos que descansar uma vez na semana.
3 - Não há passagem nas Escrituras que diga que o sábado foi alterado para o domingo, isso é mais uma mentira.

Espero ter ajudado no esclarecimento. Deixe seu comentário, curta a página no facebook e compartilhe para que a verdade chegue a mais pessoas. Deus abençoe sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário