Translate (Tradutor)

Jugo Suave


Já faz milênios que a humanidade é refém de cerimônias e rituais religiosos. A burocracia está presente nas escolas, empresas e em nossa própria cultura. De forma inconsciente atribuímos a Deus também essa característica de alguém engessado por regras tendo por base direcionamentos que Ele próprio deu. Mas é justamente contra esse pensamento que Ele movimenta-se.

Nós substituímos os mandamentos e conselhos de Deus por costumes, exemplos: rezas, cultos, missas, terços, símbolos, superstições. Empenhamos tanto em agrada-lo nesse sentido que acabamos por deixar de fazer a parte importante que é praticar atos justos de acordo com o que de fato as pessoas merecem (atos bons, a maior parte das penalidades só devem ser dadas por Deus), não oprimir as pessoas, não julgar, ter humildade, tratar os outros com igualdade, não fazer acepção de pessoas. Valorizamos o Templo como uma casa de Deus, mas nosso pensamento de que somos diferentes de quem está do lado de fora o afasta. Os dogmas gerados dentro da religião por serem desnecessários tornam-se fardos que em quase todos os casos nem quem prega consegue carregá-lo. Ele próprio diz que não ordenou nada a cerca de holocaustos e sacrifícios, mas o que ordenou foi:

“Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.” Jeremias 7:23

A religião nessa postura de ser o caminho para Deus acaba fazendo uma divisão tornando quem está fora como alguém longe da verdade e este por sua vez por achar-se longe do Altíssimo acaba caindo nos pecados do dia-a-dia como a prostituição ou mesmo acorrentando-se aos deveres da vida gerados pela vaidade de ter que ter uma casa nova, um trabalho melhor ou um carro do ano. Esses são os espinhos da vida citados por Cristo, pois muitos até conhecem a verdade; mas não a seguem simplesmente por falta de tempo ou cobranças demasiadas das pessoas ao redor.

O caminho e projeto de Deus é simplesmente o que foi vivenciado por Cristo e seus discípulos que é ser alguém livre dos costumes e dogmas, mas que tenha compromisso com a verdade e os mandamentos para cuidar dos demais e espalhar essa verdade que deixa o jugo da vida suave.

Texto base: Jeremias 7 (capítulo completo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário